História

O CEJA iniciou suas atividades educacionais no ano de 1982, com o nome de “Jardim Escola Túnel Mágico”. Com a determinação e dedicação de toda a equipe e contando com o apoio e confiança da comunidade, ao longo dos anos o CEJA conquistou espaço e hoje figura entre os maiores e mais respeitados escolas da região. Com a finalidade de expor a filosofia educacional proposta pela escola, pinçamos alguns pontos contidos no Projeto Político e Pedagógico do CEJA que passamos a destacar.

Marco Doutrinal

Embora esta escola não possua um caráter confessional, pretendemos motivar o reconhecimento do aspecto espiritual como base da natureza humana, que perpassará os demais aspectos comportamentais. A partir daí, formou-se a ideia central do caráter humano, reconhecendo-se como criatura de Deus, feito à Sua imagem, portanto portador da espiritualidade. Esse reconhecimento do caráter divino transforma um ser em indivíduo, com características próprias e apto a reconhecer-se como responsável por suas ações e instrumento transformador de sua vida, da vida do próximo e, consequentemente, da sociedade como um todo; tendo em vista ser impossível amar o próximo sem amar-se primeiramente e reconhecer-se como premissa da criação Divina.

Objetivamos, sob a ótica dos princípios cristãos, fomentar o caráter crítico do indivíduo, conduzindo-o à reflexão e, consequente conscientização da importância de sua inserção no panorama político-social que o cerca. Esse indivíduo terá oportunidades de buscar e descobrir seu espaço em um mundo em frequente transformação, percebendo a necessidade de interagir com a rapidez com que essas mudanças ocorrem. Esta escola pretende colaborar com o desenvolvimento desse indivíduo interacionista, que reconhece seu espaço e respeita o espaço alheio, dentro das dimensões de igualdade, tolerância, indiscriminação e respeito mútuo. Cremos que cada indivíduo é um agente transformador da sociedade e percebemos o fundamental papel de uma Instituição Educacional de: abrir portas, apresentar caminhos e ampliar fronteiras do ser humano, dentro da plenitude de seu caráter.

Marco Operativo

De acordo com Paulo Freire, a educação libertadora deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer, em experiências respeitosas da liberdade. Sendo assim, a escola deverá respeitar os saberes com que os alunos chegam a ela, mas também discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Criar oportunidades para um aprendizado significativo, buscando estratégicas diversificadas tendo em mente que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou na sua construção. Reconhecemos que uma das tarefas mais importantes da prática educativo–crítica é propiciar as condições em que o aluno em suas relações com os outros e com os professores ensaie a experiência profunda de assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador e realizador de sonhos. Assumir-se como sujeito porque é capaz de reconhecer-se como objeto.

Fundamentação Teórica e Metodológica

Encontramos em Paulo Freire as diretrizes que orientam a nossa caminhada e, na Pedagogia de Projetos e Interdisciplinaridade, como método de ensino, a possibilidade de construção conjunta do saber. A fundamentação teórico–metodológico fornece diretrizes sobre os saberes necessários à prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e uma visão de mundo alicerçadas em rigorosidade , pesquisa, criticidade, risco, humildade , bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade e disponibilidade.

caret-down caret-up caret-left caret-right
Glauber Tiburtino

"Uma escola, de fato, para a vida! Prepara alunos e forma cidadãos! Desde que ainda se chamava Túnel Mágico. Referência até os dias de hoje"

Renato Lima

"Excelente escola, alto nível! Sonho realizado através dos filhos!!! Obrigado pelo carinho e atenção de sempre!"

Renata Sacramento

"Venho deixar meu agradecimento pela dedicação, carinho e ensinamentos passados p minhas pequenas. Parabéns pelo trabalho de todos vocês da família CEJA"