O Ensino Médio completa o processo da Educação Básica, destacando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, que permitem aos educandos inserirem-se no mundo social, acadêmico e profissional.

Para a inserção no mundo social, há prioridade na formação ética e o estímulo à participação ativa na cidadania. Na perspectiva acadêmica, busca-se aprimorar o raciocínio abstrato através de um contato mais rigoroso e sistemático com os paradigmas científicos, subsidiando o ingresso e permanência consciente no Ensino Superior.

1. Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
2. A consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;
3. A compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;
4. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando de modo a ser capaz de se adaptar com a flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.